terça-feira, 3 de novembro de 2009

CANONIZAÇÃO/CANONIZACIÓN RAFAEL ARNÁIZ - EUCARISTIA DE AÇÃO DE GRAÇAS / MISA ACCIÓN DE GRACIAS





MISSA - EUCARISTIA DE AÇÃO DE GRAÇAS PELA CANONIZAÇÃO DO IRMÃO RAFAEL ARNÁIZ


O Cardeal Rouco destaca que Rafael Arnáiz “é um modelo realista para a juventude de hoje, tentada por ideologias”

O Arcebispo de Madri, Cardeal Antônio María Rouco Varela presidiu na Basílica Vaticana de São Pedro a Eucaristia de ação de graças na Basílica Vaticana pelo novo Santo Rafael Arnáiz, de quem disso que é um exemplo para os jovens, os quais só recebem mensagens de êxito fácil e estão tomados de solidão e vazio interior que não encontram respostas nas propostas de poder ou das ciências deste mundo. São “jovens que no fundo tem sede do Deus vivo”, alertou.

Em sua homilia, o Cardeal destacou que São Rafael Arnáiz viveu sempre “no amor de Deus, no caminho de renuncia como Jesus, de humildade, caminho que é o do amor do Crucificado e Ressuscitado, que leva à gloria, consciente de que as penas da vida são suaves cadeias que nos unem a Jesus”.

Comentou que ele “é um jovem de hoje” e que, embora tenha sido canonizado, sua vida “é do século XX”. De resto, morreu às vésperas da segunda guerra mundial, quando estava já terminando a guerra civil. “E esse tempo –disse o Cardeal- é o nosso, continua sendo o nosso”.

Da vida de São Rafael Arnáiz, manifestou que está imersa na experiência humana e espiritual de nosso tempo: viveu em sua juventude uma grande descoberta de Cristo como Salvador do homem, e o viveu com todo o seu ser, com toda sua vida, até com seu corpo; viveu identificando-se com a cruz e o viveu como uma resposta não só para sua vida - para toda a grande problemática que ele atravessava e sentia -, mas como uma resposta para os jovens de então, traídos y levados por ideologias muito radicais, todas anticristãs, mais ainda, atéias, que apresentavam aos homens uma espécie de projeto de vida configurado pelo ideal do super-homem que estava na moda”.

O Cardeal recordou as palavras que o Irmão Rafael dirigiu aos jovens de então: "Busquem o caminho de Cristo, busquem-no e vivam-no”. Não eram conhecidas por muitas pessoas então, mas sua influência se produziu em seu entorno imediato e certamente foi enorme na Trapa”.

Além disso, afirmou que é possível aproximar-se facilmente da pessoa do Irmão Rafael através de seus escritos e de quem o conheceu ou seguiu, pois ele “é também hoje uma resposta para os jovens de nosso tempo, que igualmente são tentados fortemente por ideologias e ideais de vida que no fundo giram também em torno do super-homem, um super-homem relativista, mais anárquico, mais afeito a uma forma de viver a liberdade que se converte em um ídolo que os destrói”.

Aos jovens de hoje, diz: "Tenham o caminho do amor aberto, o caminho da vida, o caminho da glória. Naturalmente, assumindo tudo que são e têm, primeiro de debilidade e pecado, de fragilidade física, mas também de buscadores de verdade e de felicidade". "Por isso São Rafael é de uma grande atualidade", reafirmou o Arcebispo de Madri, o qual comentou que Rafael será um dos co-patronos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2011, pois, reiterou, "é um jovem deste tempo, portanto o teremos muito em conta na preparação e nas catequeses das Jornadas. E claro, em nossa oração".

Com esta referência concluiu, o Cardeal Rouco, a sua homilia na Basílica Vaticana, pedindo a intercessão de São Rafael Arnáiz, "jovem da nossa Espanha, de nossos dias», para que a JMJ «seja acontecimento de graça para todos os jovens» e que «tenham o ardor das primeiras testemunhas do Evangelho, firmes na fé».


Cardeal Antônio María Rouco Varela
Analisis Digital



EN ESPAÑOL:



MISA - EUCARISTÍA DE ACCIÓN DE GRACIAS POR LA CANONIZACIÓN DEL HERMANO RAFAEL

El Cardenal Rouco destaca de san Rafael Arnáiz que “es un modelo realista para la juventud de hoy, tentada por ideologías”


El Arzobispo de Madrid, Cardenal Antonio María Rouco Varela, presidió en la Basílica Vaticana de San Pedro la Eucaristía de acción de gracias en la Basílica Vaticana por el nuevo santo Rafael Arnáiz, de quien dijo que es un ejemplo para los jóvenes, quienes sólo reciben mensajes de éxito fácil y están colmados de soledad y vacío interior que no encuentra respuestas en las propuestas del poder o de las ciencias de este mundo. Son “jóvenes que en el fondo tienen sed del Dios vivo”, alertó.

En su homilía, el Cardenal destacó que san Rafael Arnáiz vivió siempre “desde el amor de Dios; el camino de renuncia, como Jesús; de humildad; camino que es el del amor del Crucificado y Resucitado, que lleva a la gloria, consciente de que las penas de la vida son suaves cadenas que nos unen a Jesús”.

Comentó de él que “es un joven de hoy” y que su vida, aunque fuera canonizado horas antes, “es del siglo XX”. De hecho, murió en vísperas de la Segunda guerra mundial, cuando estaba ya concluyendo la guerra civil. “Y ese tiempo –dijo el Cardenal- es el nuestro, sigue siendo el nuestro”.

De la vida de san Rafael Arnáiz, manifestó que está inmersa en la experiencia humana y espiritual de nuestro tiempo: vivió en su juventud como un gran descubrimiento de Cristo como Salvador del hombre, y lo vivió con todo su ser, con toda su vida, hasta con su cuerpo; lo vivió identificándose con la cruz, y lo vivió como una respuesta no sólo para su vida -para toda la gran problemática que él atravesaba y sentía,- sino como una respuesta para los jóvenes de entonces, traídos y llevados por ideologías muy radicales, todas anticristianas, más aún, ateas, que presentaban a los hombres una especie de proyecto de futuro para sus vidas configurado por el ideal del superhombre, que estaba de moda”.

El Cardenal recordó las palabras que el Hermano Rafael dirigió a los jóvenes de aquel entonces: "Buscad el camino de Cristo, lo busca y lo vive”. No era conocido por mucha gente entonces, pero su influencia se produjo en su entorno inmediato y por supuesto fue enorme en la Trapa”.

Además, afirmó que es posible acercarse a su figura fácilmente a través de sus escritos, y de quienes le han conocido o seguido, pues “es también hoy una respuesta para los jóvenes de nuestro tiempo quienes igualmente son tentados fuertemente por unas ideologías e ideales de vida que en el fondo giran también en torno al superhombre, un superhombre relativista, más anárquico, más adicto a una forma de vivir la libertad que se convierte en un ídolo que los destruye”.

A los jóvenes de hoy les dice: "Tenéis el camino del amor abierto, el camino de la vida, el camino de la gloria. Naturalmente, asumiendo todo lo que sois y tenéis, primero de debilidad y pecado, de fragilidad física, pero también de buscadores de verdad y de felicidad". "Por eso San Rafael es de gran actualidad", recalcó el arzobispo de Madrid, quien comentó que será uno de nuestros compatronos en la Jornada Mundial de la Juventud (JMJ) de 2011 pues, reiteró, "es un joven de este tiempo, por lo tanto lo tendremos muy en cuenta en la preparación y en las catequesis de las Jornadas. Y por su puesto en nuestra oración".

Con esta referencia había concluido minutos antes el Cardenal Rouco su homilía en la Basílica Vaticana, pidiendo al intercesión de San Rafael Arnáiz, "joven de la España nuestra, de nuestros días», para que la JMJ «sea acontecimiento de gracia para todos los jóvenes» y que «tengan el ardor de los primeros testigos del Evangelio, firmes en la fe».


Cardenal Antonio María Rouco Varela
Analisis Digital



Um comentário:

  1. Seus escritos são muito inspiradores! Que sua intercessão e seu exemplo ajudem nossos jovens!

    ResponderExcluir