quarta-feira, 11 de março de 2009

Silêncio




“Muitas pessoas me perguntam acerca do silêncio da Trapa e eu não sei o que responder, pois o silêncio da Trapa não é silêncio; é um concerto sublime que o mundo não compreende. É esse silêncio que diz: Não faças ruído, irmão, que estou falando com Deus. É o silêncio do corpo para deixar a alma gozar da contemplação de Deus. Não é o silêncio de quem não tem nada a dizer, mas o silêncio de quem, tendo muitas coisas dentro, e muito formosas, se cala para que as palavras, que sempre são torpes, não adulterem o diálogo com Deus. É o silêncio que nos faz humildes, que nos faz sofridos, que ao ter uma pena nos faz contá-la somente a Jesus, para que Ele também, em silêncio, nos cure sem que os demais se interem. Na paz e no silêncio, minha alma se abandona a Deus”.


Dos Escritos de Rafael
Apologia do Trapista


6 comentários:

  1. Tinha eu 20 anos quando numa peregrinação a Lurdes das Irmãs Doroteias fizemos paragem nos Trapistas de Santo Isidro e nessa abadia nos deram pagelas com pensamentos do Irm.Rafae.

    Foi assim que conheci a Trapa e o ir.Rafael.Mais tarde na net um irmão trapista acompanhou-nos algum tempo num chat católico.

    Aos seus pensamentos foi dedicado o blog "Abraço do Pai".

    ResponderExcluir
  2. Prezada irmã Maria, "Misericordias Domini in aeternum cantabo" Sl 88, 2
    Minha gratidão pela partilha edificante. O Ábraço do Pai é um recanto admirável que dissemina a espiritualidade tão necessária nos dias secularizados de hoje. Com certeza, uma inspiração divina à qual foi manso instrumento para benefício das almas. Deus há de pagar-lhe regiamente. Com sua permissão, gostaria de colocá-lo entre a lista de blogs do Rafael. Só restou uma dúvida, o Abraço do Pai é sobre o Beato Rafael ou o monge trapista que dirigiu seu grupo? Acredito ser do monge que a dirigiu. Depois corrija-me se estiver em erro. Deus abençoe sua alma e seu caminho que espalha espiritualidade. Fraternalmente, blog Rafael

    ResponderExcluir
  3. Certamente, Irmão,que o abraço do Pai está à sua disposição.

    Já adicionei o blog do Irmão Rafael aos blog's do "Abraço do Pai".

    Respondendo à sua dúvida,efectivamente são os pensamentos do Irmão Trapista,que apenas conhecemos por Irm.Silencio,que estão no blog "Abraço do Pai".

    "As misericórdias de Deus para sempre cantarei."


    Sim, à Sua misericórdia sempre me remeto e ao mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  4. Prezada Irmã Maria, Ave Maria Mater Dei
    Mais um sensibilizado agradecimento pela resposta. É bom ver a espiritualidade cisterciense ser difundida. É uma bela espiritualidade, infelizmente desconhecida de muitos. Deus pague muito pelo auxílio de divulgar Rafael no Abraço do Pai. Gostaria de saber, como o monge Ir.Silêncio é anônimo, se eventualmente poderia trasladar um ou outro texto para colocar no blog do Rafael. Deus retribua a generosidade dessa sua iniciativa de partilha para com todas as almas. Beneticat tibi Dominus et custodiat te. Fraternalmente, blog Rafael.

    ResponderExcluir
  5. A paz de Cristo.

    Sempre que quiser poderá transcrever as reflexões do Irm.Silencio,que nos autorizou a publicá-las se bem que reservasse a sua identidade,quando partilhou connosco os seus pensamentos,por um tempo, num chat católico.

    Um dia abençoado
    .

    ResponderExcluir
  6. Blog Rafaelmarço 28, 2009

    O bom Deus abençoe.

    ResponderExcluir