sábado, 28 de março de 2009

Filme do Beato Rafael




INE.ES / OVIEDO

O Beato Rafael chega ao cinema

A alemã Maria Mohr prepara um longa metragem sobre a vida e a mensagem do futuro Santo de Oviedo

J. MORÁN

Um beato entre uma monja e uma cineasta, entre a experiência mística e a experiência cinematográfica. Ingrid Mohr, religiosa alemã, e sua sobrinha, Maria Mohr – diretora de documentais, premiada em vários festivais internacionais – narram com palavras e imagens a vida de Rafael Arnáiz Barón que, nascido em Burgos (1911), cresce e estuda em Oviedo (1922-1934), e ingressa e falece no Mosteiro de San Isidro de Dueñas, a Trapa, Palencia, (1934-1938). O Irmão Rafael morre aos 27 anos, vítima de um coma diabético. Seus diários, cartas, escritos, começaram a ser publicados desde então e alcançaram uma difusão enorme entre fiéis católicos. Seu processo de beatificação teve início em 1965 e o Papa João Paulo II o elevou aos altares em 1992.

Rafael Arnáiz foi definido como um dos grandes místicos do século XX. Assim o considera, entre outros, o Cardeal jesuíta Carlo Maria Martini, que sendo Arcebispo de Milão, fez o prólogo das obras completas do Beato Rafael, traduzidas para o alemão pela Irmã Mohr. Ingrid Mohr deu uma conferência no Seminário de Oviedo sobre Rafael em suas dimensões de estudante ( Bacharelado com os jesuítas e Arquitetura em Madrid ); artista (pintura); monge e místico. «Místico significa que o essencial em sua vida, em pensamentos e obras, foi descobrir a vontade de Deus e cumpri-la; o teólogo jesuíta Karl Rahner disse o cristão de amanhã ou será um místico ou não será nada», explicou Mohr.

Ingrid Mohr, que vive em Aquisgrán, estudou Química e trabalhou na Espanha entre 1963 e 1979. Foi então quando conheceu os escritos do Beato Rafael, «que muito me entusiasmaram porque coincidiam bastante com a espiritualidade de minha congregação, as Irmãs do Menino Jesus Pobre. Desde então, me deixei levar pelo conhecimento do Beato Irmão Rafael. Em 1994, após uma viagem à Espanha e à Trapa, uma Irmã que vivia em minha comunidade, muito doente de câncer dos ossos, e com grandes dores, às vezes com sua alma no chão, me pediu que lhe falasse de Rafael. Ela parecia reviver com ele, e dia a dia, folha a folha, comecei a traduzir seus textos para o alemão, a fim de os dar a ela, que queria meditá-los. Tal trabalho foi o que depois culminou na publicação das obras completas. Martini, convidado a fazer o prólogo, disse à editora que não escrevia prólogos porque não daria conta da quantidade de pedidos que recebia; mas fez uma exceção: conhecia ao Beato Rafael e escreveu uma carta que me permitiu usar como prólogo», relembra a Irmã Ingrid Mohr. Dezenas de conferências, assim como muitos programas de rádio e de televisão, difundem a figura de Rafael na Alemanha, graças às palavras de Ingrid Mohr.

Quanto às imagens, ficaram por conta de sua sobrinha, Maria Mohr, que estudou Belas Artes em Berlim. A sua produção «Primo / prima, sobre minha família, em estilo experimental, não só documental», foi premiada no Festival Internacional de Curta metragens de Uberhausen, assim como também no México (melhor documental internacional) e no Brasil.

Deu palestras em vários países, e com essas remunerações, mais uma bolsa de estudos do Estado de Renania-Westfalia e um contrato de produção com o canal 3SAT, da Alemanha, embarcou no longa metragem de 90 minutos, ainda em realização, «Irmão / irmã», sobre o Beato Rafael e as pegadas dele em sua tia. «Me fascinou contar como se pode viver com um Santo no coração; no centro há algo místico que Ingrid transmite às pessoas».

Em 2006, a Irmã Ingrid e Maria percorreram e filmaram nos cenários pelos quais Rafael Arnáiz passou: a Trapa de Palencia, Ávila, Madrid, Santillana del Mar, Burgos, Oviedo, Covadonga, Cabo Peñas, Cudillero e o porto de El Musel de Gijón.


Fotos tiradas por Maria, de sua tia Ingrid, na
Conferência do Seminário, junto ao técnico de som


Markus Ruff


2 comentários:

  1. Por favor, cuentenme mas de mi Rafita, en español, los quiero mucho
    Bendiciones
    Ana María

    ResponderExcluir
  2. Blog Rafaeloutubro 10, 2009

    Dios le bendiga.

    ResponderExcluir