segunda-feira, 13 de abril de 2009

Deus e minha alma




“Senhor, o mundo é pequeno para conter tudo o que Tu me dás. Quem poderá explicar o que é possuir a Suma Verdade? Quem terá palavras suficientes para dizer o que é o ‘nada desejo pois possuo a Deus’?

Minha alma quase chora de alegria...Quem sou eu, Senhor? Onde porei meu tesouro para que não se manche? Como é possível que viva tranqüilo, sem temor que me roubem? Que fará minha alma para agradar-lhe?

Pobre irmão Rafael que terá que responder diante de Deus por tantos benefícios que aqui lhe são feitos e que tem um coração de pedra que não chora tantas ingratidões e tantos desprezos à Graça Divina!

Vivo, Senhor meu, afogado em minhas próprias misérias e, ao mesmo tempo, não sonho nem vivo mais que para Ti. Como se entende isso? Vivo sedento de Ti! Choro meu desterro, sonho com o céu. Minha alma suspira por Jesus, em quem vê seu Tesouro, sua Vida, seu único Amor. Nada espero dos homens. Te amo com loucura, Jesus meu, e entretanto, como, rio, durmo, falo, estudo, e vivo entre os homens sem fazer loucuras. E ainda me envergonho de ver que busco minhas comodidades. Como se explica isso, Senhor?



Como é possível que Tu coloques a tua Graça em mim? Se ao menos em algo te correspondesse, talvez isso me explicasse.

Jesus meu, perdoa-me, devia ser santo e não o sou. E era eu o que antes se escandalizava de algumas misérias dos homens. Eu? Que absurdo!

Já que Tu me deste luz para ver e compreender, dá-me, Senhor, um coração muito grande, muito grande para amar a esses homens que são filhos teus, irmãos meus, nos quais a minha enorme soberba via falhas e não me deixava ver a mim mesmo.

Se ao menos ao último deles houvesses dado o que me deste! Mas Tu fazes tudo bem! Minha alma chora suas antigas manhas, seus antigos costumes. Já não busca a perfeição no homem, já não chora o não encontrar onde descansar, já tem tudo.

Tu, meu Deus, és o que preenche a minha alma; Tu, minha alegria; Tu, minha paz e sossego; Tu, Senhor, és meu refúgio, minha fortaleza, minha vida, minha luz, meu consolo, minha única Verdade e meu único Amor!

Sou feliz, Senhor! Tenho tudo!”.


Dos escritos de Rafael
12 de abril de 1938


Nenhum comentário:

Postar um comentário