terça-feira, 29 de setembro de 2009

Beato Rafael Arnáiz e os Bispos





Carta Pastoral para jovens sobre o Irmão Rafael


Foi preparada pelos Bispos de Burgos, Palencia, Bilbao, Orihuela-Alicante, Coria-Cáceres, Mondoñedo-Ferrol e Osma-Soria com motivo de sua canonização em Roma no dia 11 de outubro.

Os Bispos de Palencia, Osma-Soria, Mondoñedo-Ferrol, Bilbao e Coria-Cáceres apresentaram ontem no Mosteiro da Trapa uma Carta Pastoral dedicada aos jovens sobre a vida do Irmão Rafael Arnáiz. Participaram também o Arcebispo de Burgos, D.Francisco Gil Hellín, e o Bispo de Orihuela-Alicante, D.Rafael Palmero, que não puderam estar presentes na Abadía Trapista de San Isidro.

Os Bispos redigiram a Carta, denominada “Buscai o Rosto de Deus”, com motivo da próxima canonização do Beato burgalês em Roma no dia 11 de outubro. Sua elevação aos altares se realizará devido a um milagre aprovado pelos cinco médicos que o analisavam, e que ocorreu fazem oito anos em Madri, alcançando a cura de uma mulher com morte cerebral que acabava de dar à luz e tinha uma infecção generalizada. Os familiares pediram por ela ao Beato e a enferma saiu sã e salva.

O Irmão Rafael Arnáiz faleceu com somente 27 anos após dar um exemplo de grande aceitação de sua enfermidade, um diabetes agressivo que o impediu de cumprir todas as regras monásticas e que marcou sua convicção vocacional e a generosidade de sua entrega até morrer no Mosteiro da Trapa em 26 de abril de 1938. Havia ingressado em 16 de janeiro de 1934.


O Bispo de Palencia, D.José Ignacio Munilla

Ressaltou na apresentação da Carta Pastoral – a qual será distribuída de forma massiva amanhã na Catedral na missa de San Antolín – que o futuro Santo «está chamado a romper muitos modelos falsos e sua santidade não é algo extraordinário ao horizonte do jovem». D.Munilla confia em que a figura do Irmão Rafael acompanhe como co-patrono aos jovens de todo o mundo na Jornada Mundial da Juventude em Madri, a qual será presidida pelo Papa Bento XVI em agosto de 2011. «Deve ser uma figura do século XX com uma grande ressonância», precisou.

O Bispo de Mondoñedo-Ferrol, Manuel Sánchez

Assinalou que o Monge Trapista demonstra que os jovens «não são insensíveis aos valores espirituais», embora não os tenham como nada fácil «como ocorreu ao próprio Rafael, que ofereceu seu testemunho religioso em uma época republicana com ondas de violência e perseguição anti-clerical».

Bispo de Osma-Soria, D.Gerardo Melgar

Fez uma resenha das raízes do Irmão Rafael, onde ressaltou que ele «edificou» sua profunda vocação religiosa no seio familiar, «que lhe apoiou em todos os momentos». Por sua vez, destacou que além disso o futuro Santo contou com uma sólida formação baseada na Escola Católica, que adquiriu em um colégio jesuíta, junto ao seu envolvimento em movimentos de adoração noturna e apostolado.

Bispo de Bilbao, D.Ricardo Blázquez

Que esteve à frente da Diocese palentina durante três anos e é o atual prelado de Bilbao, manifestou abundância na prolífica obra mística do Trapista «plasmada em tantas cartas, que demonstraram sempre um rosto moderno». Por sua vez, recordou que em 1992, sendo Bispo palentino, lhe coube a honra de realizar a denominada Postulação ao Papa, «petição que devia fazer-se à Roma a fim de que se produzisse a Beatificação de Rafael Arnáiz».

Bispo de Coria-Cáceres, D.Francisco Cerro

Considerou que a vivência da enfermidade do Irmão Trapista «é uma das chaves» de sua santidade. Pela enfermidade teve que sair mais de uma vez do Mosteiro para voltar a regressar «e embora não compreendesse a situação confiava nos planos de Deus para ele, sendo seu maior segredo a descoberta da sabedoria da cruz».

En español:

http://www.diariopalentino.es/noticia.cfm/Vivir/20090901/carta/pastoral/jovenes/hermano/rafael/721C4984-1A64-968D-59EF025C8ED45B01


Diariopalentino
Óscar Navarro
J.B.I. (ICAL)


Nenhum comentário:

Postar um comentário