segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Igreja contará com 10 novos santos




Entre eles, o Pe. Damião de Molokai e o Beato Rafael

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009 (ZENIT.org)

A Santa Sé divulgou hoje que no próximo sábado, 21 de fevereiro, acontecerá o Consistório público dos Cardeais, no qual se decidirá a data da celebração de canonização de dez Beatos.

Entre os novos Santos, está o holandês Damião de Veuster, mais conhecido como o Apóstolo dos Leprosos de Molokai, e os espanhóis Francisco Coll e Rafael Arnáiz.

Também se encontra o beneditino Bernardo Tolomei, que viveu no século XIII e cujo culto, aprovado pelo Papa Pio II, é celebrado desde o século VI, ainda que nunca concluiu oficialmente a causa de canonização. Foi confirmado como Beato por decreto da Congregação de Ritos, em 24 de novembro de 1644.

Esta reunião do Consistório é um dos últimos passos prévios à cerimônia de canonização, após a aprovação do milagre, cujo decreto, neste caso, o Papa autorizou em 6 de dezembro de 2008, e nele está previsto que se dê a conhecer a data da celebração da canonização. Trata-se dos Beatos:

– Zygmunt Szcesny Felinski, polonês, Bispo e Fundador da Congregação das Irmãs Franciscanas da Família de Maria.
– Arcangelo Tadini, italiano, Sacerdote e Fundador da Congregação das Irmãs Operárias da Santa Casa de Nazaré.
– Francisco Coll i Guitart, espanhol, Sacerdote dominicano e Fundador da Congregação das Irmãs Dominicanas da Anunciação da Beata Virgem Maria.
– Jozef Damian de Veuster, holandês, Sacerdote da Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria e da Adoração Perpétua do Santíssimo Sacramento do Altar. O decreto de reconhecimento do milagre havia sido aprovado em 3 de julho de 2008.
– Bernardo Tolomei, italiano, Abade e Fundador da Congregação de Santa Maria do Monte Oliveto da Ordem Beneditina. A aprovação do decreto de reconhecimento do milagre aconteceu em 3 de julho de 2008.
– Rafael Arnáiz Barón, espanhol, Religioso da Ordem Cisterciense da Estrita Observância.
– Nuno de Santa Maria Álvares Pereira, português, Religioso carmelita. A aprovação do decreto de reconhecimento do milagre aconteceu em 3 de julho de 2008.
– Gertrude (Caterina) Comensoli, italiana, Fundadora do Instituto das Irmãs do Santíssimo Sacramento. A aprovação do decreto de reconhecimento do milagre aconteceu em 17 de março de 2008.
– Marie de la Croix (Jeanne) Jugan, francesa, Fundadora da Congregação das Irmãzinhas dos Pobres.
– Catherina Volpicelli, italiana, Fundadora da Congregação das Servas do Sagrado Coração.

Fonte: Zenit


Nenhum comentário:

Postar um comentário