sábado, 21 de fevereiro de 2009

Satisfação pela próxima canonização do Beato Rafael



Paróquia Santa Maria de la Asunción de Dueñas


Palencia, 13 de novembro de 2008

A Diocese e a Paróquia organizarão viagem a Roma para assistir ao ato

A comunidade religiosa de Dueñas acolheu com satisfação a aprovação do segundo milagre do Beato Rafael, que lhe converterá, nos próximos meses, em um novo Santo da Igreja Católica. A Comissão de Cardeais e Bispos que revisa os processos de canonização aprovou o ato milagroso atribuído ao Monge Trapista Rafael Arnáiz Baron, pelo qual uma jovem de Madri que se encontrava grávida se recuperou de uma situação crítica a que havia chegado junto com o bebê, que finalmente nasceu em perfeitas condições.

O expediente só depende que o Papa Bento XVI ratifique a aprovação e o Consistório de Cardeais fixe a data para o ato de canonização. Se havia pensado que poderia ter lugar em 2011, no ato central da Jornada Mundial da Juventude, que terá lugar em Madri, mas a distância do tempo parece que aconselha que a canonização seja celebrada em Roma no próximo ano. O Abade de San Isidro de Dueñas, Enrique Trigueros, que é o Mosteiro ao qual pertenceu como oblato o monge que se converterá em símbolo da juventude católica, destaca que a aprovação do segundo milagre é “uma ratificação da santidade de um monge do Mosteiro de San Isidro”. D. Enrique Trigueros acrescenta que o Beato Rafael convertido em Santo “será um estímulo para a fidelidade nas vocações”.

O Mosteiro receberá mais fiéis e devotos de Rafael Arnáiz, mas a vida de comunidade cisterciense seguirá com sua dedicação à oração e ao trabalho. “O dia que se dedica ao Santo será para nós uma jornada especial”, assegura o Abade. “Só Deus sabe a repercussão que terá no Mosteiro, mas o Beato Rafael já é muito conhecido por seus escritos”, acrescenta.

Por sua parte, o Bispo de Palencia, D. José Ignácio Munilla, se mostra orgulhoso de que a Diocese apresente ao mundo todo uma testemunha jovem da vida contemplativa. “ No tempo presente de asfixiante materialismo, cada vez são mais os que buscam oásis de espiritualidade, e os buscam à sombra de alguma árvore bem desenvolvida. Estou convencido de que o túmulo do Irmão Rafael, em San Isidro de Dueñas, está chamado a ser, cada vez mais, um desses oásis de espiritualidade ao que acodem tantos que buscam a Deus”, conclui D. Munilla, quem advoga por difundir, quando chegue o momento de anunciar a canonização, os escritos do Beato, cujo túmulo é “um lugar simples e austero, ao mesmo tempo que profundo e maravilhoso”, acrescentou.

Finalmente o Pároco de Dueñas, Jesús Cano, assinala que a próxima canonização será positiva sobretudo para os idosos de Dueñas, “que têm uma proximidade muito grande com San Isidro e especialmente com o Beato Rafael”. A Diocese e a Paróquia de Dueñas prevêem organizar peregrinações a Roma para assistir à Missa de Canonização.

FERNANDO CABALLERO


Nenhum comentário:

Postar um comentário